quinta-feira, 28 de julho de 2011

(por Ana Clara Rebouças, São Paulo – SP, 2011)
Hortênsias
Aos Sorlinos
Dia desses, eu partilhava muito honrada e feliz da alegria absurda de uma família que então se reencontrava após mais de década. Tratava-se da reunião de seis filhos em razão do aniversário da matriarca: não haveria outra descrição que lhe coubesse dada a grandeza da sua presença ali, na vida, nos dias dos seus, e agora também na minha, em algum grau. Tamanha grandeza ocupava aqueles poucos metros quadrados da morada acolhedora de um bairro de São Paulo que seria impossível não sucumbir à profusão dos sentimentos que perpassavam olhares e dizeres por ali.
Em certo momento, um dos netos – aquele que mais expressou a extraordinária emoção que embalava a todos ali – disse com toda a espontaneidade de alma de criança: “o melhor lugar do mundo é a sala da minha avó”. Ele estava absolutamente certo, considerando o tanto de memórias, retratos, lembranças, cores e tons expostos e tecidos pelas mãos nobres e laboriosas da aniversariante sempre tão zelosa. O jeito de hortênsias que as coisas ali têm; a nobreza das hortênsias sobre os gestos. Considerando ainda o reencontro, ele então tinha toda a razão sobre o quanto de amores intensos cabia naqueles poucos metros bem partilhados: e isto não faz mesmo maravilhoso o viver?
Maravilhoso também era ser cúmplice desta alegria imensa, embora entremeada de certas nostalgias, incertezas, incompletudes: mas não é mesmo assim o viver, incongruente? Era mesmo preciso sentir de perto, naqueles poucos metros quadrados tão bem partilhados, o tanto de amor que os mobilizava ali, em todos os dias de suas vidas. O mesmo amor que nos faz humanamente viáveis ante as torpezas mundo afora.
Apesar dos pesares, ainda tem sido o amor o melhor lugar do mundo.
Ana Clara Rebouças

4 comentários:

  1. AHHHHHHHHHHHHH... QUE PESTE LINDAAAA!!! Que criança fofa, que frase linda... Que lindo tudo!Concordo totalmente, o melhor lugar é o amor!!!! Beijo dignidadeeeee!

    ResponderExcluir
  2. ate que enfim consegui postar aqui genteeeeeeeeeeee! aleluia irmao!

    ResponderExcluir